Sunday, December 17, 2006

Internacional Campeão e respectivas observações

HOJE pela manhã houve a partida da final do Mundial de Clubes. Internacional (RS, Brasil) versus Barcelona (Catalunia, Espanha).

DIZIA-SE que o favoritíssimo-indiscutível-quase-100%-certo-que-venceria era o Barcelona.

Muita gente não acreditou que o Inter do Brasil podia reverter esse quadro...

MAS eles mostraram um futebol brasileiro competente. Duas palavras-chave, segundo experts em futebol: marcação e concentração.

O ESPAÇO aqui, porém não é para exaltação do clube brasileiro, mas para duas observações mais capciosas. Para a primeira tenho o respaldo da música de Los Hermanos "Vencedor" que tem um trecho assim:

"Quem sempre quer vitória perde a glória de chorar"

A VISÃO dos rostos e atitudes de jogadores como Deco, Puyol, Ronaldinho Gaúcho mostram que eles perderam a glória de chorar. São estrelas (e assim tratados no site oficial do clube) que não souberam lidar com um dia em que o sol não as iluminou. Dois troféus foram entregues a jogadores do Barcelona além de um Toyota simbolizado por uma chave gigante banhada a ouro. Deco e o Gaúcho receberam os troféus e menosprezaram-nos. Receberam com descaso e "abandonaram" o prêmio no gramado. As imagens mais marcantes, no entanto, é o retirar a medalha de prata do pescoço. Os grandes jogadores citados e outros também do Barcelona tiveram essa atitude registrada para o mundo pelas telas de TV. Falta de humildade impressionante.

Não havia lágrimas, havia apenas caras insípidas. Um deboche estático. Lamentável.

Fotos retiradas do portal Universo Online (E) e globo.com(D)

Partindo para a segunda observação. Fato intrigante: quatro dos 14 jogadores que passaram pelo time do Internacional nessa final de campeonato são originários de uma região tão discriminada por boa parte dos próprios gaúchos: o Nordeste. Entre eles o goleiro (a guarda fundamental do time) e o marcador do único gol da partida que deu o título ao Internacional (Adriano, na foto à direita). Os rapazes pelos quais os gaúchos vibram são jovens de trajetória humilde partindo do MA, CE ou AL, que agora estão sendo aculturados com boas regadas de pompa e muito chimarrão garganta abaixo.

Um galho pioneiro no caminho do rompimento de preconceitos ou pura incoerência não-discutida?

FH.

***

Mais sobre o assunto:
- Empresa que aproveitou para fazer publicidade: clique aqui.
- Desocupados que fizeram (com certa qualidade diga-se de passagem) um esboço do hino do Internacional traduzido para o japonês: clique aqui.
- Mas não ficou só na paz, houve confusões e provocações com torcedores do ex-clube de Ronaldinho (Grêmio), arqui-rival do Inter: clique aqui.
- Os nordestinos entre os 22 do Internaciona são:
Clemer – São Luis, Maranhão
Ceará – Crato, Ceará
Iarley – Quixeramobi, Ceará
Ediglê – Fortaleza, Ceará
Adriano – Maceió, Alagoas

2 comments:

Vinicius Moreira said...

do blogueiro:

- desculpa por novamente postar um texto enorme. mas... preciso contar com a falta de preguiça de vocês. investi em links e foto por causa disso.

- a vida não deve restringir-se a vídeos. leiam. regue yourself.

Vinicius Moreira said...

Pedir porfavor pra leitura do texto.. olha onde vamos parar heuiaheauie

cara, não estava ligado nessa onda colorada da vitória. A esplanada dos ministérios no domingo pela manhã estava lotada de colorados comemorando cara. Doideira.

Muito bom post.