Sunday, October 01, 2006

Insistentes Parciais

Dia da eleição e do resultado também.

Me pergunto (em próclise mesmo), mesmo já tendo uma resposta formada, por que essa insistência de divulgação de resultados parciais da eleição? Para alimentar o jornalismo, aumentar atividades. Questões são colocadas a cada migalha a mais de informação que se tem. E com o petulante propósito de, com 23% de votos contados, por exemplo, prever os outros 77. De minuto em minuto tem um jornal (rádio ou televisão) divulgando parciais que julgo precipitadas.

Agora, com fantásticos 2% de votos apurados no estado de Rondônia, temos o governador Fulano da Silva (não se ofendam os "Silva") com 40% seguido da Beltrana Costa (não se ofendam os "Costa") com 39%.

O TSE já informou que o resultado definitivo de todos os estados só vai sair por volta da meia-noite. Mas que "encheção de saco": das 19h à meia-noite divulgando parciais. Por que não leva a programação normal do canal ou da estação e abre uma brecha espetacular quando sair o resultado?

Fiz até um poema (com um toque de estranheza dos contemporâneos):

parciais


47,6%!...
fica com 16.6%...32% para...
seguido com 23%...
na frente com 53,7%...
43% dos 30% apurados...
agora mais da metade!!!...

47,6%!...
fica com 16.6%...32% para...
seguido com 23%...
na frente com 53,7%...
24% dos 62% apurados...
quase todos computados!!!

...2ºturno?...
garante em 1º turno
...indefinição de turno...
73% dos votos apurados.


O espectador fica afoito, perde horas em frente à televisão. Entretido com as raspas de ração informativa que lhe são dadas periodicamente. A tela do jornal não muda. A expectativa permanece. Quando eles vão me dar mais uma raspinha?

No estado de Tocantins, a vantagem é de mais de 20%.

O texto está ficando longo, mas continue lendo. Está quase terminando. Provavelmente terminará antes de sair o resultado definitivo da eleição, mas certamente entre uma parcial e outra de um canal ou outro.

Se a eleição terminasse agora, o novo presidente do Brasil seria...

A eleição já terminou. Mas a ânsia pelo resultado só começou. Por que não ir dormir cedo neste domingo nublado e acordar amanhã, pegar o habitual jornal na porta de casa, no semáforo ou na banca e se informar sobre o resultado?

Estamos cada vez mais perto do resultado, já são 3% dos votos computados no estado de Rondônia.

***
Edson Jr.


E.D. (escrito depois): os dados percentuais inseridos aqui são puramente figurativos.

1 comment:

Anonymous said...

votou em quem edinho?
um beijo ;*

amorim.